Vale do Matutu: conheça uma das regiões mais belas de Aiuruoca

O Vale do Matutu é um dos lugares mais bonitos da região de Aiuruoca, repleto de montanhas, cachoeiras e riachos onde você pode apreciar a bela preservação da Mata Atlântica. Ele faz divisa com o Parque Estadual da Serra do Papagaio, e ambos compõem juntos parte da Serra da Mantiqueira. O Matutu é ancestralmente conhecido como uma rota sagrada para os indígenas e possui uma energia muito forte.

No coração do Matutu está o Casarão, que tem séculos e foi um dia sede da Fazenda da Pedra. Hoje o Casarão é patrimônio histórico municipal, e é onde está localizada a Associação de Moradores e Amigos, a AMA Matutu, e abriga um Centro de Informações ao Visitante. É o ponto de partida ideal para quem quer ver de perto o trabalho desenvolvido pelos moradores do Vale, que cuidam da região com tanto carinho.

Além disso, a região conta com diversas cachoeiras, como o Poço das Fadas, próximo ao Casarão e a Cachoeira dos Macacos que podem ser acessadas por trilhas de fácil acesso. Mas caso você goste de aventura, no Matutu você também pode fazer trilhas mais longas que passam por outras cachoeiras e lugares belos da região, como por exemplo a trilha até a Cachoeira do Fundo, que passa também pela Cachoeira do Meio e dura cerca de 1h30min.

Atualmente o local está fechado para visitação, mas nós recomendamos muito a passagem pelo Vale do Matutu quando for possível novamente! 


Veja também: 

Aiuruoca (MG): onde fica e como chegar

Melhor Hospedagem em Aiuruoca com Experiências de Fazenda

Melhores Passeios em Aiuruoca: o que ver e o que fazer